quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aprender mais ... #1




OS NOSSOS ERROS CORREM EM TODO O SISTEMA PLANETÁRIO !!

Sabia que ... #11




Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primatas

Subordem: Haplorrhini

Infraordem: Simiiformes


Os chamados "grandes macacos" (sentido lato), - bonobo, chimpanzé, gibão , gorila, orangotango - são atualmente os animais mais próximos do homem, pertencentes à família dos hominídeos.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sabia que ... #10

Os pavões preferem alimentar-se de insectos e outros pequenos invertebrados?

Mas também comem sementes, folhas e pétalas.

Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho tem um papel principal.




REFLEXÃO:

As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e são um exemplo de selecção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.
A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por selecção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Notícia ... #1

"Mais dois linces-ibéricos em Silves"


"Chegaram ontem à Herdade da Santinha, onde funciona o Centro Nacional de Reprodução de Silves, os últimos dois linces-ibéricos que vêm para Portugal com o intuito de se reproduzirem e, a curto prazo, voltarem a repovoar algumas zonas do país - locais esses ainda por definir.
Desta vez chegaram dois machos, Calabacin e Éon, que vêm assim juntar-se aos outros 14 exemplares que foram chegando a Portugal nas últimas semanas.
Com a chegada destes novos dois machos fica concluído o primeiro contingente de animais previstos no acordo celebrado entre os dois países ibéricos. Espera-se que estes venham a originar descendentes que um dia, talvez dentro de três anos, venham a ser libertados num local ainda a ser seleccionado e que terá de ser escrutinado de acordo com um conjunto de itens que garantam a sua sobrevivência. Tudo isto com a participação de autarquias, habitantes e caçadores, que terão de estar na primeira linha de protecção desta espécie quando os animais forem libertados."



REFLEXÃO:

Apesar dos conhecimentos já adquiridos em Espanha, onde o programa se iniciou, certamente que em Portugal irão surgir novos desafios, que irão contar com o empenho de todos aqueles que mais directamente lidam com estes linces. Os elementos da equipa vão trabalhar com estes animais e no futuro acompanharão as crias que forem nascendo em Silves, para que no futuro esses animais possam ser libertados com o máximo possível de condições de sobrevivência, para satisfação de todos, de ambos os lados da fronteira.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Sabia que ... #9

Embora tenham, durante muito tempo, sido consideradas como plantas, apenas as algas verdes têm uma relação evolutiva com as plantas terrestres (Embriófitas); os grupos restantes de algas representam linhas independentes de desenvolvimento evolutivo, paralelo.

A disciplina da biologia que estuda as algas é a ficologia ou algologia, tradicionalmente uma especialização da botânica.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lamarckismo & Darwinsmo (:

domingo, 6 de dezembro de 2009

Lamarck & Darwin

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Darwinismo (:

O evolucionismo acabou por se impor no mundo científico graças a Charles Darwin.





De entre os vários contributos para a sua teoria salientam-se dados recolhidos durante uma viagem de circum-navegação e as observações efectuadas, em especial no arquipélago dos Galápagos. Estes dados permitiram a Darwin propor a selecção natural como o mecanismo essencial que dirige a evolução.
De acordo com este processo, os seres vivos mais aptos de uma população sobrevivem e transmitem os caracteres mais favoráveis. Dado que o ambiente não possui os recursos necessários para a sobrevivência de todos os indivíduos que nascem, deverá ocorrer uma luta pela sobrevivência durante a qual serão eliminados os menos aptos.




Reflexão:

Todas as espécies apresentam, dentro de uma dada população, indivíduos com pequenas variações nas susas características, como, por exemplo, na form, na cor e no tamanho. Uma vez que as espécies originam mais descendentes do que aquelas que podem sobreviver, os descendentes que possuem variações vantajosas, relativemente ao meio em que se encontram, têm maior taxa de sobrevivência. Nesta luta pela sobrevivência são eliminados os indivíduos que possuem variações desfavoráveis (sobrevivência diferencial). Através deste mecanismo de selecção natural, o ambiente condiciona a sobrevivência dos diferentes indivíduos da população. Os indivíduos portadores de variações favoráveis sobrevivem, tansmitindo as suas características à descendência (reprodução diferencial).
A selecção natural, actuando ao longo de muitas gerações, conduz à acumulação de características que, no seu conjunto, poderão vir a originar novas espécies.

A principal crítica ao darwinismo assenta no facto de nunca ter explicado a causa das variações nos indivíduos de uma população !

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lamarckismo (:



Em 1809, Jean Baptiste Lamarck propôs uma explicação para a evolução dos seres vivos. Admitia uma progressão constante e gradual dos organismos mais simples para os mais complexos. Esta progressão ocorreria esgundo dois proncípios:

LEI DO USO E DESUSO:

Para Lamarck, o ambiente é o proncipal agente responsável pela evolução dos seres vivos. A necessidade que os seres sentem de se adaptar a novas condições ambientais, resultantes de alterações do ambiente, conduz ao uso ou ao desuso contínuo de certos órgãos. Deste modo, a função que o órgão desempenha acabará por determinar a sua estrutura como forma de adaptação ao meio.




LEI DA HERANÇA DOS CARACTERES ADQUIRIDOS:

Lamarck considerava que as transformações sofridas, provocadas pelo ambiente, quer no sentido do desenvolvimento do órgão quer da sua atrofia, eram transmitidas à descendência - lei da herança de caracteres adquiridos. Essas pequenas transformações, ao acumularem-se ao longo de gerações sucessivas, provocariam o aparecimento de novas espécies, funcionando assim como o principal factor de evolução.



Reflexão:

A teoria de Lamarck, apesar de chamar a atenção para o fenómeno de adaptação ao ambiente, é contestada, pois se é certo que o uso desenvolve as estruturas - lei do uso -, já não é plaus´´ivel dizer-se que a descendência herdará essas estruturas com esse grau de desenvolvimento - lei da heramça dos caracteres adquiridos. Hoje, sabe-se que as alterações que se transmitem à descendência são apenas aquelas que decorrem de modificações ao nível do material genético dos gâmetas e não as que são provocadas pelo uso ou desuso de certos órgãos ou estruturas.