domingo, 27 de setembro de 2009
James watson e Francis Crick (:
Há cinquenta anos ...
Em Abril de 1953, James Watson e Francis Crick, cientistas da Universidade de Cambridge, em Londres, apresentaram uma proposta de um modelo de dupla hélice para a estrutura do DNA, compatível com as suas propriedades.
Esta será indubitavelmente considerada uma das maiores conquistas intelectuais da segunda metade do século XX e promete aplicações que irão transformar muitas vidas do século XXI.
Segundo Watson e Crick, o DNA é uma longa molécula em forma de dupla hélice, assemelhando-se a uma escada de corda enrolada helicoidalmente.
As bandas laterais da hélice são formadas por moléculas de fosfato, que alternam com moléculas de desoxirribose, e os "degraus" centrais são pares de bases ligados entre si por pontes de hidrogénio. A especificidade de ligações hidrogénio entre as bases é chamada de complementaridade de bases:
- A adenina liga-se à timina (A=T) por duas ligações de hidrogénio.
- A guanina liga-se à citosina (G=C) por três ligações de hidrogénio.
As duas cadeias de dupla hélice desenvolvem-se em sentidos opostos. Cada uma delas inicia-se por uma extremidade 5' e termina em 3'. À extremidade 3' de uma cadeia corresponde a extremidade 5' da outra; são cadeias antiparalelas.
Marcadores:
Aulas Teóricas
0 comentários:
Postar um comentário