quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Conceito de mineral :)

Entende-se por espécie mineral um corpo natural, cristalino, de composição química variável, dentro de limites bem estabelecidos, e caracterizado por uma disposição regular dos seus átomos segundo padrões ou redes tridimensionais próprias de cada espécie. Tal empilhamento consiste numa repetição de um dado motivo em três direcções do espaço e, daí, o falar-se de estrutura triperiódica da matéria cristalina.





RFLEXÃO:

São elementos ou compostos encontrados naturalmente na crosta terrestre. São inorgânicos em contraste com os químicos orgânicos (constituídos principalmente de carbono, hidrogénio e oxigénios típicos de matéria viva).

Muitos minerais têm composição química definida. Outros têm uma série de com­postos onde um elemento metálico pode ser total ou parcialmente substituído por outro. Neste caso, temos dois minerais muito similares quimicamente e em muitas das suas propriedades físicas, mas geralmente muito diferentes na cor e em outras propriedades físicas. Raramente uma propriedade física ou química identifica um mineral, em geral são necessárias muitas características.

A identificação de alguns minerais raros requer equipamentos de laboratório, analíses químicas e estudos de óptica ao microscópio petrográfico.

0 comentários:

Postar um comentário