terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rochas Sedimentares




Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.

As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois são as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:

pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas (conhecidas como rochas sedimentares clásticas);
pela precipitação de substâncias em solução;
pela deposição dos materiais de origem biogénica (de materiais produzidos pelos seres vivos, quer de origem química ou detrítica).


As rochas sedimentares podem ser divididas respectivamente em:

-Detríticas
-Quimiogénicas
-Quimiobiogénicas


As rochas detríticas podem ser:

Consolidadas - se os detritos apresentam-se ligados por um cimento;
Não consolidadas - se os detritos não estão ligados entre si.


REFLEXÃO:

As rochas sedimentares são formadas a partir da pressão exercida sobre as partículas de sedimentos carregados e depositados pela acção do ar(vento), gelo ou água. Conforme os sedimentos acumulam-se, eles vão sofrendo cada vez mais pressão, se solidificando, num processo conhecido como litificação (formação rochosa) e os fluidos originais acabam sendo "expulsos".

0 comentários:

Postar um comentário