quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ciclos de vida: unidade e diversidade (:

O ciclo de vida consiste numa sequência de etapas por que passa um organismo desde a formação do ovo até ao momento em que ele próprio se reproduz, através da produção de gâmetas que darão origem a um ovo, que inicia um novo ciclo.
Os ciclos de vida dos seres que se reproduzem sexuadamente são condicionados pela ocorrência dos dois fenómenos complementares que os caracterizam: a meiose e a fecundação. A fecundação dá início a uma etapa do ciclo de vida em que as estruturas dele resultantes são constituídas por células diplóides - a diplofase. Esta fase termina na meiose, que, por sua vez, dá início a uma etapa do ciclo de vida caracterizada pela presença de células haplóides - a haplofase -, que termina no momento da fecundaçãp.
Apesar da diversidade de ciclos de vida, eles possuem em comum a complementaridade da meiose e da fecundação e uma alternância de fases nucleares ou alternância entre haplofase e diplofase. Os ciclos de vida distinguem-se, sobretudo, pelo momento do ciclo em que ocorre a meiose.

Exemplo de um ciclo de vida:


0 comentários:

Postar um comentário