quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Fecundação (:

A reprodução sexuada implica que ocorra a fusão de dois gâmetas, o gâmeta masculino e o gâmeta feminino, ou seja, é necessário que se verifique fecundação. A célula resultante, o ovo ouzigoto, tem, desse modo, um conjunto de cromossomas que provêm de cada um dos gâmetas, havendo, portanto, cromossomas de origem materna e de origem paterna. Cada par de cromossomas, um de origem materna e o outro de origem paterna, são chamados cromossomas homólogos.
Todas as células, como o ovo, cujos núcleos possuem cromossomas homólogos, designam-se por células diplóides e a sua constituição cromossómica representa-se, simbolicamente, por 2n.



A constância do número de cromossomas ao longo das gerações implica que, em determinado momento, ocorra um processo de divisão nuclear, em que o número de cromossomas seja reduzido para metade. As células resultantes desse tipo de divisão contêm apenas um cromossoma de cada par de cromossomas homólogos, sendo designadas por células haplóides, e a sua constituição cromossómica representa-se por n.

0 comentários:

Postar um comentário