Existem basicamente três tipos de ciclo de vida:
Ciclo de vida diplonte
Neste ciclo, a meiose ocorre antes da formação dos gâmetas - meiose pré-gamética. Este acontecimento determina que os gâmetas sejam as únicas células da haplofase q ue todas as outras estruturas, incluindo o organismo adulto, pertençam à diplofase.
Ciclo de vida haplonte
Neste ciclo de vida, a meiose ocorre imediatamente após a formação do ovo - meiose pós-zigótica. Isto faz com que a diplofase esteja limitada a uma célula - o ovo - e que todas as outras estruturas, incluindo o organismo adulto, pertençam à haplofase.
Ciclo de vida haplodiplonte
Neste ciclo de vida, a meiose ocorre antes da formação dos esporos - meiose pré-espórica. A haplofase inicia-se com os esporos que, através de mitoses sucessivas, originam estruturas pluricelulares, os gametófitos, onde se formarão os gâmetas. Apó a fecundação, o zigoto inicia a diplofase e origina uma entidade pluricelular diplóide, que na maioria das plantas é a planta adulta. Esta entidade constitui o esporófito que irá produzir, por divisão meiótica, os esporos. Neste ciclo de vida, além de uma alternância de fases nucleares (haplofase e diplofase), existe também uma alternância de gerações, a geração gametófita e a geração esporófita.
0 comentários:
Postar um comentário