domingo, 29 de novembro de 2009

Fixismo & Evolucionismo


Reflexão:

Até meados do século XX, a diversidade do mundo vivo era explicada, fundamentalmente, como resultado de um acto de criação divino, mantendo-se as diferentes espécies inalteradas ao longo do tempo desde o momento da sua criação. Dé acordo com esta perspectiva criacionista, as espécies são fixas e imutáveis e, como tal, não sofrem alterações. Esta explicação, conhecida como fixismo, considera a Natureza como um sistema ordenado e estável, onde cada forma viva, criada para um determinado fim, está perfeitamente adaptada.
Se bem que as raízes do evolucionismo mergulhem nas ideias de vários autores dos séculos XVII e XVIII, que defendiam a transformação das espécies, foi no século XIX que as ideias transformistas ganharam força, acabando por impor o evolucionismo como paradigma da origem e diversidade das espécies.

2 comentários:

Maxim Stratan disse...

a melhor maneira de explicar as coisas é a teoria Criacionista, veja: http://darwinismo.wordpress.com/

Maxim Stratan disse...

"Na Natureza nada se cria,nada se perde, tudo se transforma. " - Então se nada foi criado como apareceu o Universo ?(nesta frase o "criado" não tem nada a ver com o "criado por Deus") me explica...

Postar um comentário